terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Shit Tube ou K-gator

A espeleologia exige atitudes mais severas na redução de impactos ambientais e alguns montanhistas já vêm se utilizando deste equipamento muito usado por espeleólogos e por escaladores de big wall - escaladas em mais de um dia, onde o escalador precisa dormir na parede, para armazenar e trazer de volta os excrementos produzidos em suas passagens por ambientes naturais.

Dependendo da quantidade de pessoas na trilha, num acampamento e em certas montanhas populares, se forem muitas e sempre, além de extremamente desagradáveis e prejudiciais ao frágil ecossitema, imagine isso daqui alguns anos, vira um campo minado e ainda atrai animais que desequilibram todo o meio ambiente.
 
O que é:
É praticamente um cano de pvc de 100mm. Fora do Brasil muita gente já utiliza.

Onde encontrar:
- Há Shit Tubes fabricados por empresas de equipamentos de escalada com várias dimensões, mas você mesmo pode fazer o seu de forma simples.
- Alguns montanhistas para fazerem os seus, reutilizam grandes frascos de produtos encontrados em supermercados que possuam boca larga com uma tampa de rosca.
- Outros o fazem com um pedaço de tubo de PVC desses utilizados para redes de esgoto facilmente encontrados em qualquer depósito de material para construção.

Material:
25 a 30 cm de tubo de pvc com 100 mm
2 Caps (tampas) 100 mm
2 anéis de borracha para vedação de 100 mm
Cola de PVC
Cal virgem para desinfecção e desodorização

Como fazer:
Para montar basta colocar os anéis de borracha nas fendas internas dos caps e passar cola em um deles, este será o fundo. O outro será a tampa, escolha para a tampa, o cap que melhor estiver encaixando, sem muita dificuldade.

Utilização:
  1. 1. Faça suas fezes normalmente em um jornal ou saquinho plástico no chão
  2. 2. Jogue uma colher de cal virgem para evitar qualquer tipo de odor. Jogada sobre as fezes, as fazem endurecer. O papel higiênico pode ser trazido desta forma também.
  3. 3. Coloque todo papel higiênico e fezes num saco, tire o ar de dentro do saco plastico, feche bem e jogue dentro do Shit Tube.
  4. 4.  Ao chegar em local adequado, basta descarregar no vaso sanitário ou enterrar.
Pronto, fácil e a Natureza agradece e o próximo que vai estar no local também.

ATENÇÃO: Antes de viajar, certifique-se com os organizadores sobre as regras do lugar. Alguns parques já exigem o shit tube como equipamento obrigatório.

Fonte: raffasp.multiply.com | trilhaecia.com.br | mochileiros.com | advrider.com

Um comentário:

Postar um comentário