Verbetes

 Acqua ride ou Bóia Cross  - é praticado em corredeiras de rios, mas de uma maneira diferente: o esportista se posiciona de peito em um mini bote inflável, e enfrenta, sozinho, a descida do rio, usando ‘as mãos como remos e desviando de galhos e pedras e demais desafios que os obstáculos naturais do rios proporcionam.
O Esporte de aventura genuinamente brasileiro, surgiu da necessidade dos Paleontólogos em explorar as cavernas do Petar, na década de 70. Eles usavam câmaras de ar nas águas brancas do Rio Betary, no vale do Ribeira.

 Alpinismo  -Veja-se Escalada.

 Bóia Cross  - Veja-se Acqua ride.

 Canoagem - existem diversas modalidades de canoagem. Cada uma com um diferente estilo e uma diferente emoção. As diversas modalidades de canoagem são: a) Canoagem em Velocidade, é praticada em raias olímpicas; b) canoagem Slalom, é a descida de corredeiras com balizas; c) canoagem de Descida (Down-River), é de velocidade praticada em rios encachoeirados; d) canoagem Onda (Surf), praticada na área de arrebentação, ondas do mar; e) canoagem Oceânica, praticada para grandes travessias; f) caiaque Pólo, um jogo praticado em piscinas olímpicas. Esta modalidade vem ganhando muito espaço no Brasil; e g) caiaque Turismo, praticado para fins turísticos.

 Bushcraft  - É uma atividade de contacto coma natureza, cuja tradução significa "artes do mato", esta atividade engloba um conjunto de outras atividades de técnicas de sobrevivência, tais como orientação, sinalização de emergência, a feitura de nós, a obtenção de água, comida e construção de abrigos, assim como primeiros-socorros. 

 Canyoning - é uma travessia onde se visa percorrer o canyon, caminhando e realizando rapel pelo curso do rio. Seguem-se as partes mais profundas do canyon, sendo obrigatório, andar pela água.

 Cascading  - É a descida de uma cachoeira através de corda, utilizando a técnica do rapel. Neste esporte a descida é feita diversas vezes na mesma cachoeira. O contato direto com a natureza, água, rocha, planta etc, proporciona uma sensação incrível.

 Cavalgada  - É um simples passeio realizado por um grupo de cavaleiros por trilhas. Uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos ou para simples diversão e pode te levar até lugares maravilhosos que a natureza proporciona. O contato com a natureza e o animal garante a esse esporte uma sensação incrível de prazer e liberdade.

 Ciclismo  - É um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível. Nasceu na Inglaterra, em meados do século XIX. Geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas.
- No Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e são elas: Cross Country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o Down Hill que é a versão mais extrema e perigosa do MTB que consiste somente em descer, normalmente a velocidades altas, sendo este praticado tanto no monte ou em cidade (o chamado Downhill urbano ou DHU).
O ciclismo é sinônimo de aventura. Independente de campeonatos e torneios. O praticante do ciclismo chama-se ciclista.

 Corrida de Aventura  - é um esporte relativamente novo, fruto do aperfeiçoamento dos vários tipos de esportes na natureza já existentes, e claro, da criatividade de seus idealizadores. A idéia básica é misturar, em uma mesma prova, esportes diversos como trekking, mountain bike, técnicas verticais, rafting, canoagem e cavalgada.

 Escalada ou Alpinismo  - A Escalada é um esporte apaixonante e completo, pois o esportista é constantemente colocado à prova. A cada movimento um desafio para o corpo e para a mente.
A escalada é um esporte de alta performance, exigindo técnica e força. Mas mesmo as pessoas com deficiência podem sentir as sensações e prazeres do esporte.
Modalidades:
- Escalada esportiva - É praticada em pequenas falésias que variam entre 20 a 60 metros de altura sob condições controladas de segurança.
- Escalada esportiva indoor - É uma simulação da escalada de montanhas, com a diferença que na escalada esportiva, o escalador sobe paredes preparadas com "agarras" simulando pedaços de rocha.
- Progressão artificial em rocha - Caracteriza-se pela utilização dos equipamentos como apoio para a ascensão na via. Para isso utilizam-se desde grampos até nuts, excentrics, estribos, prussik, cordas fixas, etc.
- Escalada em "Big Wall" - Sua duração pode chegar a vários dias, exigindo que o grupo tenha que dormir ancorado nas paredes, utilizando barracas especiais para isto. Modalidade que exige técnicas de escalada livre e artificial além de grande quantidade de equipamentos: comida, água, barracas, sacos de dormir, primeiros socorros, etc. É um esporte para montanhistas experientes.
- Escalada Alpina - Uma escalada é classificada nesta modalidade quando o grupo encontra paredes de difícil acesso, em regiões de neve e gelo, com clima inóspito e terreno perigoso (gretas). São utilizadas técnicas de "big wall" e escalada em gelo e neve. Pela sua complexidade, é necessário todo um planejamento, levando em consideração, principalmente o aspecto meteorológico e logístico.

Escalaminhada - É considerada escalaminhada uma subida com inclinação acima dos 50° onde usamos em vários trechos as mãos para facilitar uma subida.

 Espeleologia   - A espeleologia é visita ou a exploração de cavernas com ou sem finalidade de estudos dos ambientes subterrâneos.

 Hikking ou Pedestrianismo  - O hikking se caracteriza por uma caminhada de curta duração, normalmente não ultrapassa um dia, sem pernoite na trilha. Esse termo também pode ser utilizado para se referir à caminhada esportiva.

 Orientação  - é uma corrida contra o relógio, através campos, matas, em áreas desconhecidas e em um percurso materializado com postos de controle, que o participante deve encontrar seguindo uma ordem imposta, servindo-se de um mapa e de uma bússola. A orientação, devido de suas características, estimula cerebral e fisicamente seus praticantes, exigindo, ao mesmo, ótima forma física e qualidades excepcionais de percepção, de análise, de concentração e domínio de si mesmo.

 Off Road  - Para vencer todos os desafios, são usados veículos específicos, com tração nas quatro rodas e acessórios que são incorporados de acordo com o grau de dificuldade das trilhas. É um esporte caro e que te leva a lugares inusitados com muita adrenalina.
A prática se confunde com a história de vida destes aventureiros que fazem do esporte um estilo de vida. As principais provas do circuito off-road são:
- Rally Paris-Dakar - principal prova de off-road em todo o mundo, com o desafio de cruzar o deserto.
- Rally dos Sertões - com um percurso longo, o desafio é unir resistência e velocidade. O evento tem duração de cerca de 15 dias.

 Paraglider ou Parapente  - Consiste em lançar-se de uma montanha como com uma asa-delta.; difere pois o piloto manobra o paraglider podendo subir, descer ou voar por um bom tempo, dependendo da sua experiência.
É um equipamento que foi aperfeiçoado a partir do paraquedas na década de 80 pelos franceses, com objetivo de facilitar a descida dos alpinistas pelas encostas. O nome Parapente vem do francês: PARA que significa parachute (pára-quedas) e PENTE é o mesmo que colina, morro e o Paraglider vem do inglês: GLIDER que é planador.
Com o tempo, os modelos foram melhorando sua performance, chegando ao ponto de tornar-se um paraquedas planador, compartilhando o vôo com asas-delta, chegando às nuvens, percorrendo grandes distâncias, viajando entre cidades.
O paraglider é totalmente dirigido pelo piloto através de duas linhas, uma de cada lado, que permitem as manobras. A grande arte é saber aproveitar as correntes de vento, principalmente às térmicas (ascendentes), de modo a voar mais longe e por mais tempo.

 Parapente  - Veja-se Paraglider.

 Parasail  - É um esporte no qual o praticante voa de paraquedas especialmente concebido para ser rebocado por lancha, jet-ski ou até mesmo carro. É um esporte radical que requer pouco preparo ou treinamento, sendo que pessoas leigas podem praticá-lo sem maiores problemas. A velocidade do vôo fica em torno de 40km/h dependendo do vento e demais condições, como a lancha/veículo utilizado para o reboque, o peso do praticante, etc.

 Paraquedismo  - É o esporte no qual o seu praticante salta de alturas elevadas, geralmente de avião ou equipamento similar, levando um aparelho (paraquedas) nas costas, que abre em determinado momento da descida. Um paraquedas é um dispositivo que permite diminuir a velocidade de uma pessoa na atmosfera usando um arrasto que é criado. Normalmente um paraquedas é feito de tecido leve e forte de nylon, originalmente de seda. Dependendo da situação, pára-quedas são usados com uma variedade de cargas, incluindo as pessoas, alimentos, equipamentos, cápsulas espaciais e bombas.
Depois do paraquedas aberto, são cerca de 8 minutos contemplando a natureza, com a sensação de paz e tranqüilidade invadindo o corpo, passando da emoção e adrenalina do primeiro minutoa a cerca de 200km/h para o estado de paz e conforto.

 Pedestrianismo  -  Veja-se Hikking.

 Rafting  - O rafting (do inglês raft, que significa balsa) é a aventura de descer rios e corredeiras em um bote de borracha. O rafting é um esporte ideal para quem gosta do contato com a natureza. Consiste em descer rios sobre botes infláveis tomando-se o cuidado de desviar de pedras e outros obstáculos. Vêm sido desenvolvido em vários pontos do Brasil, dividindo-se em modalidades como o slalom, sprint e bote. O grau de dificuldade depende das características do rio e do regime de chuvas na Região.
O rafting pode ser praticado à partir dos sete anos de idade e seu grau de dificuldade é dado pela classificação das corredeiras dos rios, que variam do nível I até nível VI. No Brasil, a maioria das corredeiras são de níveis III e IV. Cada barco leva de seis a oito pessoas, sempre junto a um instrutor que vai orientar as manobras e que conhecem a fundo todas as dificuldades do rio.

 Rapel  - É uma actividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de rochas, cavernas, paredõe, cachoeiras e vãos livres bem como outras edificações.
Trata-se de uma actividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas. Cursos preparatórios são indispensáveis, já que é uma técnica de deslocamento vertical e salvamento. O rapel por si só é uma simples técnica comum a todos esses esportes e não um esporte isolado como querem alguns.

 Silver Tape  - Fita produzida com filme de poliestileno reforçado com tecido laminado de algodão, coberto com adesivo de borracha. Destinada para uso em tubos de ventilação e de ar condicionado, oferece excelente vedação para isolação térmica e junção de dutos de metal. É super útil para pequenos reparos em barracas, botas, mochilas, etc.

 Tirolesa  - É a travessia entre dois pontos de grandes desníveis por corda. Dos esportes de aventura, a tirolesa é uma das atividades mais fáceis e seguras, quase não exigindo habilidade física nenhuma. Mas isto não quer dizer que o esporte não proporcione muito prazer, emoção e adrenalina. O esportista só precisa confiar no equipamento e relaxar. Ela pode ser realizada em rios, vales, cachoeiras, pedras e montanhas.

 Trekking  - Assim como o hikking, é um esporte caracterizado basicamente pela caminhada. Significa trilhar, andar. O trekking caracteriza-se em:
- Trekking Curto: De um dia apenas, também conhecido como hikking.
- Trekking de Travessia ou de Longa Distância: Implica em um trekking de vários dias; normalmente realizado entre dois pontos distintos. Não existe competição. O percurso é longo, podendo durar vários dias e com diferentes graus de dificuldade. O pernoite geralmente é feito em acampamentos.
- Trekking independente: Onde você viaja sozinho. Você é quem organiza a expedição, planeja a rota, escolhe o equipamento, compra as provisões, estuda o clima... Se você gosta da sua companhia, tem um ótimo preparo físico e não se importa em carregar uma mochila abarrotada de equipamentos, esta é a melhor forma de viajar.
- Trekking organizado: Esta modalidade é indicada para quem está iniciando na prática deste esporte ou deseja se aventurar em alguma região de difícil acesso, dividindo com os colegas as despesas com a infra-estrutura necessária, como a contratação de carregadores, guias e a compra das provisões em grande quantidade. Toda a organização deve ser feita com antecedência, com todo o roteiro e contratações já efetuadas.
- Trekking assistido: É um estágio intermediário entre os dois anteriores. Nesse caso, você mesmo, ao chegar no local a ser visitado, escolherá e contratará os carregadores, guias, comprará os mantimentos e demais equipamentos coletivos. Este tipo de viagem possibilita uma maior interação com os nativos, além de contribuir para a economia local. Por outro lado, você necessitará de mais tempo para organizar a viagem, negociar com os moradores locais e barganhar preços.
- Trekking de Competição: que divide-se em regularidade e velocidade:
* Trekking de regularidade ou caminhada de regularidade: conhecido como Enduro a Pé, é uma prova disputada por equipes formadas por dois a seis participantes que percorrem a pé um percurso onde navegam em cima de uma planilha com referências (iguais no enduro) e velocidades médias pré determinadas. Assim, os integrantes percorrem uma distância que varia de 6 a 15 quilômetros, andando por estradas de terra, trilhas abertas, em mata fechada, atravessando riachos, nadando poucos trechos em rios. Eles têm de navegar e calcular o tempo regular para não passaram pelos Postos de Controle atrasados (perde 1 ponto) nem adiantados (perde 2 pontos). O importante não é a velocidade e sim manter-se no percurso correto e no tempo. Ganha a equipe que perder menos. Esses campeonatos acontecem em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Santa Catarina, Espírito Santo e Ceará.
* Trekking de velocidade ou caminhada de velocidade: os participantes devem chegar o mais breve possível ao posto de controle determinado, utilizando o caminho que achar melhor e seguir para os outros postos cronologicamente, conforme a orientação das cartas de navegação e bússola. São exemplos as corridas de aventura.

 Vôo livre  - é a modalidade esportiva que faz uso de asa-delta e das correntes aéreas, após um salto que o praticante realiza de um ponto elevado.

Fontes: revistaturismo.com.br | blogdascaminhadas.blogspot.com | aventuraespecial.org.br | ambientes.ambientebrasil.com.br | 360graus.terra.com.br | conexaorad.dominiotemporario.com/page_12 | pt.wikipedia.org | brazuka.info | quetalviajar.com | livresportes.com.br | testosterona.blog.br | aventuraevida.com.br | sites.google.com/site/bushcraft2010/O-Bushcraft | oradical.uol.com.br

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/ecoturismo/eco-esportes.html?letra=A
http://www.aventuraevida.com.br/menu.asp?menu=5&submenu=67
http://oradical.uol.com.br/surf/vocabulario