sábado, 4 de fevereiro de 2012

Materiais e dispositivos do Bastão de Caminhada

Existem basicamente dois tipos de materiais mais utilizados para os bastões de caminhada:

Duralumínio ou alumínio high-grade: É um material muito resistente e econômico. Os bastões feitos de duralumínio costumam ser muito leves. Normalmente pesam aproximadamente 350 gramas. Uma das vantagens deste material é que o duralumínio pode até fletir diante de um stress muito elevado, mas jamais se quebra completamente.
 
Fibra de Carbono: É um material muito leve e resistente e costuma pesar aproximadamente 310 gramas. São também modelos um pouco mais caros e muito indicados para situações mais extremas de caminhadas. Ao contrário dos modelos de duralumínio, os de fibra de carbono podem quebrar diante de situações de extrema tensão.

GRIPS ou PUNHOS

A grip é a extremidade onde o caminhante segura o bastão. Sempre possui uma alça de fixação para ser colocada em volta dos pulsos (Acolchoada). Sua função é a de dar melhor pegada e aliviar o stress nos pulsos, além de evitar que caiam acidentalmente da mão.

As grips podem ser de 3 tipos:

Cortiça: São muito confortáveis e aliviam muito o suor das mãos. Reduzem bastante as vibrações.



Borracha: Absorvem bem ao choque e vibrações e permitem uma ótima pegada, especialmente quando se está subindo algum terreno. Por outro lado não fazem boa absorção do suor das mãos, mas os modelos modernos possuem ranhuras que minimizam este problema.
 
 
Espuma: É uma opção muito utilizada por ser um ótimo absorvente do suor das mãos e muito macia ao tato.


PONTEIRAS e PROTETORES
 
As ponteiras costumam ser de aço, tungestenio ou carbono e são importantes para uma boa penetração no terreno. As ponteiras podem ter a forma achatada, redonda ou concava, sendo as preferidas as de pontas achatadas ou redondas, uma vez que têm melhor aderência às irregularidades das rochas. Normalmente os bastões são fornecidos com protetores de borracha para as ponteiras, que protegem as mesmas durante o transporte ou podem ser utilizadas em terrenos muito duros para amortecer o choque e permitir um bom desenvolvimento na caminhada nórdica ou caminhadas activas (os parecidos com sapatos - veja-se foto ao lado).
As proteções também evitam furar roupas ou outros objetos na bagagem quando o bastão não é usado. Convém lembrar que a proteção de borracha tem somente esta função e não deve ser mantida no bastão quando estiver a caminhar com os bastões. 

BASKETS ou ROSETAS

As baskets são os acessórios acoplados nas ponteiras para limitar a penetração destas em diversos tipos de solo. Existem modelos para terreno mole, lama ou neve. É um acessório importante que normalmente acompanha o bastão na sua versão original.

O sistema permite colocar e retirar as rosetas com facilidade e rapidez. As pequenas, em média de 55mm são para terrenos mais sólidos enquanto que as maiores, de 95mm a 120mm são mais adequadas para neve e terrenos lamacentos.

Estas peças de forma circular, com pequenos dentes, cumprem a função de evitar que o bastão se afunde se nos apoiar-mos em terreno mole ou nevado. O problema com as rosetas é que se estas forem muito grandes diminuirão o ângulo de ataque do bastão. Se o ângulo entre o bastão e a superfície for muito grande, acontece que a roseta seja a que se apoia no solo em vez da ponteira do bastão, o que pode provocar acidentes, porque provavelmente o bastão deslizará ao estar apoiado apenas pela roseta. 

ALÇAS DO PUNHO
São as cintas que se encontram nos punhos dos bastões e se colocam ao redor do pulso para apoiar directamente o peso no pulso e não na mão, evitando desta forma que a mão esteja constantemente a pressionar o punho do bastão, o que causaria dor e eventualmente bolhas ou feridas se a caminhada for grande. Como curiosidade convém advertir que quando atravessarmos uma zona com vários obstáculos e grandes dificuldades, o melhor será não usar as alças do punho e agarrar o punho do bastão directamente, porque se cairmos com os bastões agarrados aos pulsos corremos o risco de não conseguirmos deter a queda com as mãos e na pior das hipóteses fracturarmos os pulsos.

Fontes: clubemontanhismodebraga.blogspot.com | camerum.com.br | mochileiros.com | caminhosverticais.blogspot.com | oaventureiro.com.br | backcountryedge.com | masters.it | rituais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário