sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tipos de Bastão de Caminhadas

Ao escolher o bastão de caminhadas certas características devem ser levadas em conta, como a resistência dos materiais empregados na fabricação e sua resistência. Procure investir em um equipamento de boa qualidade, pois assim você poderá obter o máximo do produto com maior segurança. A quebra de um bastão em campo pode trazer muitos transtornos e pode causar acidentes.

Atente para a quantidade necessária. Normalmente se utiliza um par (duas peças), um em cada mão, pois o rendimento pode ser muito melhor. Mesmo tendo um gasto energético relativamente maior, a estrutura corporal manter-se-á mais preservada, já que os apoios serão dos dois lados. Mas existem caminhantes que preferem somente um bastão, que proporciona um bom equilíbrio contra um menor gasto energético e deixa uma das mãos livres para outras necessidades. Sua escolha pode ser para um ou dois bastões, mas o ideal é que faça uso deste equipamento para preservar sua estrutura corporal.


Bastões Anti-choque

Assim como nossos membros inferiores recebem e dispersam os impactos durante uma caminhada, nossos membros superiores receberam também esses impactos quando da utilização de bastões para caminhada, para minimizar esse impacto existem os bastões anti-choque, esses possuem molas em seu interior, proporcionando um amortecimento aos impactos. Essas molas podem também ser desativadas, como por exemplo, quando o caminhante estiver subindo um terreno. É mais recomendado para quem tem problemas de joelhos ou tornozelos.
  
Bastões Standard

Para pessoas que não querem muitos recursos os modelos Standard são os mais utilizados, não possuem recursos de absorção de impacto como os Anti-choques, no entanto são leves e mais baratos, em uma boa busca bons modelos podem ser encontrados no mercado e satisfazem as necessidades de qualquer caminhante.

Bastões Retráteis

Bastões fabricados em alumínio são muito leves e versáteis quando se refere a transporte. Podem ser compactados em tamanho bem pequeno, para serem guardados. Sua estrutura é oca afim de que as partes possam ser unidas internamente. Sua estabilidade se dá por um cordame interno que quando tracionado mantém as partes unidas (O mesmo sistema das muletas retráteis). São muito leves e práticos, mas não podem ter o seu comprimento variado.

Fontes: clubemontanhismodebraga.blogspot.com | camerum.com.br | mochileiros.com | caminhosverticais.blogspot.com | oaventureiro.com.br | rituais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário