sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Bastão de Caminhada e suas Vantagens

O bastão de caminhada, conhecido como cajado, é utilizado desde os primórdios da humanidade proporcionando apoio em longas viagens, fornecendo proteção contra animais, ajudado a alcançar frutos em árvores, pastorear gado, etc.

O bastão sofreu muitas mudanças na utilização e também na forma com o decorrer do tempo, passando de longo e feito de galhos de árvores a curto e sintético, à semelhança de bastões de ski. Alguns possuem diversos acessórios como bússolas, lanternas de led, adaptadores com rosca para fixação de câmeras digitais, para servirem de monopé, entre outros dispositivos.

Mas apesar destas tendências tecnológicas, o antigo cajado ainda encontra fãs, e entre os praticantes de vida ao ar livre o bastão simples ainda se apóia no cenário, pois envolve a escolha da madeira, a seleção e corte do pedaço correto e em muitos casos algum nível de personalização.

Mas fica a pergunta se vale a pena ou não investir em um bastão, seja na compra ou na produção, para fazer uma caminhada longa ou mesmo um passeio mais curto em terreno plano ou acidentado.

Na verdade o bastão de caminhadas tem se tornado um equipamento obrigatório para muitos esportistas que praticam o hiking ou o trekking. E para quem ainda leva a mochila nas costas o bastão de caminhadas é um excelente equipamento para auxiliar com a carga.

VANTAGENS no uso do Bastão de Caminhada:

- A vantagem mais importante dos bastões, é que melhora notavelmente a distribuição do peso que levamos e portanto melhora o rendimento físico, a quantidade de quilômetros que podemos caminhar e o conforto. Ao caminhar com bastões, parte da força que fazem os quadricipedes e gémeos para suportar toda a carga, distribui-se pelos músculos peitorais e dos braços, assim utilizamos um maior número de músculos para distribuir a carga e cada um deles trabalha em menor esforço.
- Proporcionam melhor equilíbrio e rendimento durante a caminhada. É pura lógica, que ao possuir quatro pontos de apoio em vez de dois é muito mais fácil manter o equilíbrio, desde que se alternem os bastões e pés de maneira correta.
- Permitem que trabalhe também a parte superior do corpo.

- Como os braços estão em permanente movimento, evitam o tradicional inchaço das mãos em dias mais quentes.
- Diminuem o esforço nas subidas, reduzindo consideravelmente o esforço e pressão nos joelhos e articulações.
- Nas subidas, os bastões transferem parte do esforço para os ombros, costas e braços, reduzindo o esforço e a fadiga das pernas.
- Ajudam o caminhante a estabelecer um bom ritmo de caminhada.
- Aumentam a segurança nos terrenos acidentados, cheios de pedras ou demasiado lisos.
- Ajuda na travesia de rios e corredeiras.
 
- Em casos de torção do pé, o bastão pode ser utilizado como apoio e pode livrar o caminhante de se ferir na caminhada.
- Podem ser usados para verificar a estabilidade do terreno antes de prosseguir e também para verificar a presença de cobras ou outros animais, dependendo do local onde estiver a caminhar.
- O uso do bastão de caminhadas, ao contrário do que parece, não diminui o gasto de energia pelo caminhante. Muitos especialistas garantem que de fato aumenta até 20% este gasto energético, pois o caminhante é obrigado a movimentar todo o corpo, como braços e ombros, no entanto tem a vantagem de proteger o desgaste físico das pernas, distribuindo o esforço por quase todo o corpo.
- Os bastões são também muito recomendados para quem tem problemas nos joelhos ou tornozelos, principalmente nas subidas e descidas de terrenos mais acidentados. De acordo com estudos elaborados sobre o assunto, esta compressão pode ser reduzida até 25%. 

DESVANTAGENS no uso do Bastão de Caminhada:

- Técnica incorreta do uso de bastões. Se conhecer a aforma correta, não use o bastão. Se a distância entre o corpo e o bastão for muito grande, não apenas reduz o alivio de esforço como poderá resultar num forte torque que poderá levar o caminhante ao desequilíbrio e queda.
- Segundo adverte a UIAA, o uso continuado dos bastões diminui o sentido do equilíbrio e a coordenação, pelo que aconselha o seu uso apenas de vez em quando. Em caminhadas longas recomenda-se alternar períodos de caminhada com bastões e outros períodos sem bastões, dependendo do terreno e das características do mesmo.
- Mecanismos de redução de proteção fisiológica. Forte pressão e estimulo por esforço são muito importantes para a nutrição das cartilagens das articulações e também para treino e manutenção da elasticidade da musculatura de esforço. O uso contínuo de bastões diminui estes importantes estímulos por esforço.
- Aumento da frequência cardíaca devido ao aumento da atividade muscular nas extremidades superiores.
- Falsa segurança em zonas com neve dura, não devemos fazer a progressão apenas com bastões nestes casos, mas sim com o piolet, podendo ajudar com um bastão e guardando o outro na mochila, pois desta forma em caso de queda poderemos sempre fazer uso do piolet para a auto-detenção.

Fontes: clubemontanhismodebraga.blogspot.com | camerum.com.br | mochileiros.com | caminhosverticais.blogspot.com | oaventureiro.com.br | alibaba.com | rituais.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu artigo! vou utilizar muitas dessas recomendações.
Um pergunta: vc sabe onde encontrar adaptadores com rosca para transformar o bastão em um monopé fotográfico?

Wagner Miranda disse...

Obrigado, espero que minhas dicas o ajude bastante. Meu tempo anda apertado, mas brevemente voltarei a postar dicas de trekking.
Para o bastão tradicional de caminha não conheço nenhum adaptador que faça isso, mas você pode pedir a um torneiro mecânico ou mesmo um ferreiro para fazer. Normalmente o custo é pequeno e a peça pode ser feita com material leve.

Postar um comentário