sábado, 4 de fevereiro de 2012

Qual o melhor bastão?

 A escolha do bastão depende muito de cada um, mas algumas observações podem ser úteis na hora da escolha. Deve-se levar em conta principalmente resistência e durabilidade. Evite bastões cheios de parafernalha que só o tornam mais pesados.

- Material: Ao escolher o tipo de bastão de caminhada, convém levar em conta as características de resistência dos materiais de fabrico e procure investir num produto de boa qualidade, pois desta forma poderá obter o máximo retorno do seu investimento.
Não confundir resistência com ligeireza, os bastões ultra-ligeiros são muito atrativos na loja, mas duram menos que os outros.
- Subdivisões: Existem bastões de 2 ou 3 secções extensíveis, aconselha-se a compra do de 3 secções, pois ocupam menos espaço ao acondicionar na mochila.
- Fechos: O mecanismo de fixação dos lanços telescópicos devem ser sólidos. É a primeira coisa que falha num bastão. Os de sistema giratório estragam-se com maior facilidade, sendo preferível o sistema de pastilha similar aos fechos rápidos das bicicletas.
- Punhos: Ter particular atenção aos punhos, devem ser cômodos e anatômicos, sendo preferíveis os de cortiça ou espuma. A alça do punho deve ser similar à dos bastões de esqui de fundo, cômoda e anatômica.
- Ponteira: A ponteira do bastão deve ser dura e o ideal será adquirir um bastão que permita a troca de ponteiras, porque este fator é importante para a vida do bastão.
- Amortecimento: Os bastões com sistema de amortecimento geralmente apenas servem para tornar os bastões mais pesados e por vezes ganham ruídos com o fletir da mola. Este sistema apenas faz sentido em terrenos com muitas pedras, caso contrário costumam produzir bolhas, queimaduras e feridas nas mãos e pulsos. Se caminharmos em neve, lama, ou terreno mais suave, este sistema não faz sentido.

Um ou dois bastões?

Esta pergunta é pertinente e logicamente caberá a cada um decidir a opção a tomar, no entanto convém ter atenção ao efeito dos bastões, ou seja, quando caminhamos uma perna é que recebe todo o peso do nosso corpo, mais a carga da mochila, mantendo o equilíbrio até ao passo seguinte, quando todo este peso se transfere para a outra perna. Então dois bastões bem utilizados proporcionará sempre dois pontos de apoio em vez de uma só perna transferindo o esforço pelos dois pontos de apoio (perna e bastão). Utilizar um par de bastões, é como andar com 4 pernas, pois repartem os esforços a todas as extremidades e portanto oferecem maior segurança do que apenas um bastão. Para tirar benefício desta situação deve utilizar os bastões como se fossem suas outras duas pernas, ou seja, quando se avança com a perna esquerda, avançamos com o bastão direito e assim por diante. O rendimento em marcha será muito melhor ao utilizar dois bastões, um em cada mão.

 Fontes: camerum.com.br | clubemontanhismodebraga.blogspot.com |

Nenhum comentário:

Postar um comentário